sábado, 2 de agosto de 2014

THAMCO - Modelos (parte 3)

Pioneirismo e inovação são as palavras que definem os modelos Thamco ODA e Gemini, foram os primeiros veículos de dois andares do segmento urbano e rodoviário brasileiro, o grande triunfo industrial da montadora, proposta audaciosa e inédita no país, deixou enorme legado na linha de produção de ônibus, servindo de exemplo, metas e desafios a outras montadoras.
 
Thamco ODA (1988 - 1989)
Sonho do prefeito da época da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, com as 10 primeiras unidades produzidas pela Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), projeto de Luiz Paulo Gião de Campos  (arquiteto)  e Alvaro Szasz (engenheiro), inspirado no modelo Inglês Leyand (tradicional ônibus Londrino de dois andares) deveriam ser produzidos pela fabricante Marfesa, porém os altos custos levaram a escolha de outra fabricante através de processo licitatório, este tendo como vencedor a montadora THAMCO.

Carroceria padrão para o transporte urbano, primeiro veículo dois andares com produção nacional, feito em parceria para o uso da CMTC (SP) teve algumas unidades produzidas para a empresa de Goiânia, Transurb. Modelo batizado pela THAMCO de ODA, sigla derivada das iniciais de Ônibus Dois Andares, também conhecido carinhosamente de "Fofão". Possuía acomodações para passageiros nos dois pavimentos.
 
 
 
 
Thamco Gemini (1989 - 1989)
Assim como o modelo ODA foi pioneiro no segmento urbano, a montadora também deu o ponta-pé inicial no segmento rodoviário, proposta também inovadora, o modelo apresentava design inédito, esbanjava tecnologia, montado sobre chassi Scania K-112 TL, versão 6x2 (truck), motor de 330 cv intercoolado, suspensão e freios pneumáticos entre outras inúmeras características de ônibus comum, proposta de conforto e economia levando em consideração quantidade passageiros pelo consumo.

Carroceria padrão para o transporte rodoviário, com capacidade para 76 passageiros acomodados, sendo 22 no piso inferior e 54 no piso superior, possuía bagageiro traseiro e banheiro no piso inferior próximo a escada, modelo batizado de Gemini (palavra inglesa com tradução, gêmeos), teve apenas 2 unidades fabricadas, a dificuldade financeira aliada a desconfiança dos empresários quando a estabilidade fizeram com que o veículo não obtivesse êxito, indo contra o sucesso de veículos internacionais com mesmas características, a hegemonia de veículos rodoviários dois andares viria alguns anos mais tarde com os modelos DD (Double Deck ou Duplo Piso) Paradiso e Panoramico das montadoras Marcopolo e Busscar respectivamente.
 
 
Fotos: Alex Fiori (Campinas - SP) / Clébio Júnior (Brasília - DF) / Daniel Souza (Contagem - MG) / Daniel Trindade (Santo André - SP) / Dennis Quinteros (Taubaté - SP) / Diego Alexandre (Itaquaquecetuba - SP) / Douglas de Cézare (São Paulo - SP)
Matéria / Pesquisa:
 Thiago Alex (AllBus)

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