sábado, 1 de setembro de 2012

História - Veleiro

Fundada em março de 1992, Auto Viação Veleiro recebeu este nome em alusão aos meios de transportes aquáticos característicos do Estado de Alagoas, que é uma região litorânea, daí fazer uma homenagem aos veleiros da cidade. Iniciou no transporte de passageiros de Maceió, com 03 ônibus, fazendo a linha “Pontal – Centro”, saindo do Pontal da Barra até a Praça do Pirulito, e depois, teve seu percurso aumentado até o Shopping em Magabeiras, passando a chamar-se “Pontal – Iguatemi”.

Posteriormente foi criada a 2ª linha, “Pontal – Terminal Rodoviário” e em março de 1993 começou a operar também na linha “Usineiro – Trapiche” que era explorada anteriormente pela extinta ETURB/AL.

A Veleiro opera em Alagoas em diferentes segmentos do transporte de passageiros, são linhas urbanas, intermunicipais, transporte de escolares, fretamento para empresas e turismo, em Maceió são 13 linhas urbanas regulares e 01 corujão, possui uma frota média de 185 veículos e aproximadamente 500 funcionários
[Fonte: Auto Viação Veleiro]
 
Cronograma Histórico

1992: Fundação da empresa e inicio da operação em Maceió.

Década de 90: No início das operações alguns modelos marcaram a história da Auto Viação Veleiro modelos como Thamco Scorpion e Caio Vitória sob Mercedes-Benz OF-1318.
1996: A Veleiro testa o modelo Caio Alpha, única unidade na empresa e na cidade dentre as empresas do setor urbano, o veículo de prefixo 8658 operou até meados de 2011, com mecânica Mercedes Benz OF-1318.


1998: 10 Marcopolo Torino GV sob chassi Mercedes-Benz OF-1318 (prefixos: 8859 ao 8868).

1999: Assume as linhas intermunicipais que ligam Maceió a Zona da Mata Alagoana, pertencente a Extinta Viação São Luiz, modelos como Nielson Diplomata 310 sob Mercedes-Benz OF-1114 marcaram o inicio rodoviário na empresa.

Neste mesmo ano a empresa é pioneira no setor urbano a possuir veículos equipados com elevador para deficientes físicos, foram 02 unidades adiquiridas em um lote de 15 veículos Marcopolo Torino GV sob Mercedes-Benz OF-1721, com prefixos 8971 e 8972 os veículos  possiam 3 portas, e na porta central a presença do elevador, ainda em 1999, 01 Ciferal Turquesa (prefixo: 8984) e aquisição dos primeiros micro-ônibus da empresa modelos Volare A6 sob Agrale MA 7.5 T.

 
2000-2: Entre os anos de 2000 e 2002 a empresa investiu em micro-ônibus padrão rodoviário todos sob Mercedes-Benz LO-814 para o setor intermunicipal e urbano.
 
Em 2000 foram 05 Marcopolo Senior 2000 (urbano).
 
Em 2001 foram 05 Busscar Micruss (intermunicipal, após alguns anos 01 veículo passou a operar no sistema urbano e posteriormente foi adaptado uma porta traseira, prefixo 8117).
 
Em 2002 foram 09 Marcopolo Senior 2000 (sendo 03 para o urbano e 06 para o intermunicipal), neste mesmo ano a empresa adquiriu 06 modelos Marcopolo Torino 1999 sob Mercedes-Benz OF-1417.


2001: A empresa agrega a sua frota 05 Ciferal Padron Cidade I oriundos do Rio de Janeiro, sendo 04 Mercedes-Benz OF-1620 ano 1997 e 01 Mercedes-Benz OF-1318 ano 1998.


2004: Compra de 04 Micro-ônibus na configuração urbana (2 portas e bancada fixa) Marcopolo Senior 2000, sob Mercedes-Benz LO-915
(prefixos: 8402 ao 8405).


2005-7: No período de 2005 à 2007 a Veleiro adquire 18 unidades para o setor urbano, sendo 07 veículos em 2005, 03 em 2006 e 08 em 2007, todos com mecânica Mercedes-Benz OF-1418 e Carroceria Ciferal Citmax.

No setor intermunicipal no ano de 2005 a empresa investiu em 02 unidades Marcopolo Torino 1999 sob Mercedes-Benz OF-1418 configuração city (semi-rodoviário, prefixos 545 e 546), e em 2007, 02 Marcopolo Senior Midi sob Mercedes-Benz OF-1418 (prefixos: 748 e 749).


2006: A empresa continua a investir em modelos do tipo micro-ônibus na configuração urbana (2 portas e bancada fixa), com 02 unidades Marcopolo Senior 2005, Mercedes-Benz LO-915 (prefixos: 8621 e 8622). 

 
2009: Compra de 04 veículos Marcopolo Torino 2007 sob chassi Mercedes-Benz OF-1418 (prefixos: 8931 ao 8934).

Inicio do transporte escolar para as Prefeituras de Rio Largo e Marechal Deodoro após processo licitatório, operando com veículos Caio Apache Vip I sob chassi Volkswagen 17-210 OD ano 2003 e 2004, Comil Svelto 2000 sob Mercedes-Benz OF-1721 ano 2003 e Neobus Mega sob Volkswagen 17-210 EOD ano 2005 todos oriundos do Rio de Janeiro.


2010: Inicio do serviço de Turismo com a aquisição de 02 modelos da Marcopolo linha G7, são eles, Marcopolo Viaggio G7 1050 e Marcopolo Paradiso G7 1200 ambos sob chassi Mercedes-Benz O-500 (configuração M e RS, respectivamente 094 e 095) apresentação da nova pintura, exclusiva para os serviços Intermunicipal, Fretamento e Turismo.


2010-11: Início do serviço de Fretamento, em 2010 a empresa firmou contrato com a construtora OAS, vindo a operar com veículos modelo Marcopolo Torino 1999 sob Mercedes-Benz OF-1417 ano 2003 veículos ex-Minas Gerais. Em 2011, pretação de serviço para a empresa Odebrecht através da empresa de terceirização Pool's, de modo que o contrato anterior encerrava-se os veículos receberam a pintura do fretamento e justaram-se à frota, Ciferal Citmax sob Mercedes-Benz OF-1418 ano 2004 e OF-1722 ano 2005, Comil Svelto 2000 sob Mercedes-Benz OF-1418 ano 2003 todos ex-Rio de Janeiro.


2011: Após 15 anos fiel a modelos do grupo Marcopolo (0 Km) a empresa realiza a maior compra de sua história com veículos da marca Comil, no total de 22, modelo Svelto 2008 (configuração de 3 portas e elevador) veículos Mercedes-Benz, sendo 18 unidades OF-1418 e 04 OF-1722, destaque para os painéis eletrônicos auxiliares frontal e lateral, pioneira a trazer estes itens.

A empresa vence a licitação do transporte escolar da Prefeitura de Colônia Leopoldina, operando com veículos modelo Ciferal Citmax Sob Mercedes-Benz OF-1418 oriundo do Rio de Janeiro.

 

2012: Após o término de alguns contratos do fretamento a empresa remanejou os veículos Marcopolo Torino 1999 ano 2003 para o setor urbano em substituição aos mais antigos da frota.

 
Matéria: Thiago Alex (AllBus)

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